sexta-feira, 14 de maio de 2010

FIFA repreende religião no futebol

Em busca de não abrir espaço para religião no futebol, a FIFA premiará comemorações de gols na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. A medida foi tomada em função da comemoração dos jogadores brasileiros após serem campeões da Copa das Confederações.

Na final da Copa das Confederações de 2009, a seleção brasileira deixou uma imagem histórica que foi transmitida para o mundo através da televisão. Após a conquista do título, pelo menos cinco jogadores brasileiros usaram camisas com as frases: “I Love Jesus” e “I belong Jesus”, que significam “Eu amo Jesus” e “Eu pertenço a Jesus”.

Na época, algumas seleções, como a dinamarquesa, questionaram a atitude da seleção brasileira dizendo que o futebol não é palco para apologias religiosas. Isso levou a FIFA a emitir um documento à CBF – Confederação Brasileira de Futebol – recomendando comemorações moderadas para os jogadores mais religiosos. Apesar das discussões, na ocasião, a FIFA não tomou outras providências sobre o ocorrido.

Temendo a repetição de fatos como esses, na Copa do Mundo de 2010, a FIFA e uma empresa de bebidas premiarão as melhores comemorações de gols. Para isso, a comemoração deve ser feita dentro de um padrão de disciplina e respeito estabelecido pela FIFA. Ou seja, não será permitido que as imagens que marcaram a Copa das Confederações sejam vistas novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário